O banheiro pronto é um sistema pré-fabricado de solução para Construção Civil, onde os banheiros são fabricados em linha de produção industrial e chegam prontos à obra, bastando posicioná-los na área planejada e conectá-lo às redes de água, esgoto e energia. Desta forma, todas as etapas de controle de materiais, acabamentos, execução de instalações e controle de qualidade são realizados na fábrica.
Os revestimentos, as instalações elétricas e hidráulicas e todos os acessórios são instalados nas linhas de montagem por profissionais capacitados com funções específicas. Depois de prontos, os banheiros são inspecionados e aferidos pelo controle de qualidade nas várias etapas: Estanqueidade, vazão, caimento, pressão e circuitos elétricos. Assim que aprovados, os banheiros são devidamente embalados com uma lona específica e o transporte para as obras é executado em carretas.
O banheiro pronto possui liberdade de dimensões, sendo adaptável a qualquer projeto. Os módulos pré-fabricados atendem a todas as especificações de cada projeto, incluindo projetos especiais para deficiente físico, sendo possível à execução da estrutura em dois sistemas: Sistema Concreto Armado e Sistema Dry Wall.
O Banheiro Pronto pode ser utilizado em Hotéis, Motéis, Hospitais, Empreendimentos Comerciais, ou em qualquer obra onde haja repetições de banheiros, pois sua fabricação é executada em linhas de produção. Quanto maior a quantidade de banheiros, menor o custo final de cada unidade.
Para utilização de banheiro pronto é necessário o planejamento logo no início do projeto do empreendimento, pois são solicitadas algumas considerações para melhor aproveitamento da tecnologia. O vão necessário para a entrada do banheiro na obra deve ser considerado a altura externa total do banheiro somada com 20 cm do carro metálico.
O cálculo de sobrecarga na laje deve ser previsto pelo calculista da obra, pois o banheiro estará transitando pela laje até o local definitivo. Deverá ser previsto se haverá obstáculos das instalações do empreendimento durante a instalação dos banheiros (elétrica e/ou ar condicionado).
Na obra deverá existir local e acesso livre para estacionamento da carreta.
Estruturação do banheiro em concreto armado com utilização de concreto com resistência de 30 MPA, formado por paredes e teto com espessuras mínimas de 04cm, armadas com tela em aço CA60 10x20cm, e com 5cm de espessura para o piso, armado com tela em aço CA60 10x10cm, diâmetro 5mm, obtida através de preenchimento de forma metálica especial, que confere rigidez à célula. Esta é a tecnologia mais utilizada, primeiramente por ser mais viável economicamente, deixando de ser usada somente se a laje não suportar a carga distribuída do banheiro na laje.
Dry Wall
O banheiro pronto executado no sistema Dry Wall, possui a estruturação das paredes executada com perfis especiais de aço galvanizado com espessura de 1,5 e 1,0 mm, compondo as paredes através da solda em sua montagem, recebendo as placas de gesso acartonado hidrofulgante, tipo Dry-Wall RU (resistentes à umidade), que ajudam na estanqueidade da célula. São fixadas com parafusos especiais nas especificações recomendadas pelo fabricante. O piso é estruturado em concreto armado com espessura de 5 cm, estruturado com tela de aço CA50 Ø 5 mm, com malha de 10x10 cm, e perfis de aço galvanizado dobrados em seu perímetro, soldados de maneira a permitir o recebimento da fixação das paredes. Este sistema construtivo permite obter células com peso reduzido, com reflexo positivo na estrutura do edifício e nas exigências em equipamentos de elevação no canteiro.
O concreto é composto por cimento de alto desempenho, areia de quartzo, areia artificial, pedrisco limpo, aditivo especial e água, que representa uma densidade de 2.450 kg/m³. Em todas as paredes há inserts metálicos responsáveis pela união das paredes através de solda MIG na fase da montagem, garantindo a solidificação da célula como um todo. Para a concretagem são utilizadas formas metálicas tipo mesa, gabaritos definitivos, ou em forma Monolítica, onde as paredes e o teto são concretados ao mesmo tempo, O monolítico é uma forma padrão, que tem medida fixa de 1,80 x 2,40 com altura variável. Ainda na concretagem, as paredes recebem o eletro dutos de 20 mm para as caixas elétricas internas e externas. São deixados também o eletro dutos para passagem de fiação elétrica e mangueiras PEX. As peças são concretadas com cura a vapor e são desmoldadas após 12 horas do concreto lançado nas formas. A resistência do concreto com 12 horas é de 8,0 MPA.
Montagem
Na linha de montagem, cada banheiro é montado em um carro metálico para seu deslocamento durante as etapas do processo. Nas plataformas de montagem, com o auxílio de pontes rolantes, o piso é nivelado e em seguida os painéis são ponteados com eletrodos para conferencias de alinhamento, esquadro e prumo, depois de confirmadas as exigências de níveis, os pontos de solda são solidificados através da solda MIG juntamente com o teto. A tolerância para nivelamento é mais ou menos um milímetro. Já nesta etapa, são deixadas as estruturas metálicas auxiliares para sustentação da bancada e/ou banheira.
Após a montagem da célula, todo o piso é impermeabilizado, sendo que as paredes são impermeabilizadas em todo perímetro a uma altura de 30 centímetros. São executados os testes de estanqueidade e caimento em 100% dos banheiros, antes e após a colocação do revestimento.
Instalações Hidráulicas
As instalações de entrada de água fria e água quente são feitas com sistema de tubulações flexíveis de polietileno reticulado (PEX). A conexão de entrada da alimentação possui registro próprio, instalado no compartimento de inspeção do shaft ou conforme definição do projeto. O fornecimento compreende a instalação unifilar com a conexão de ligação até prumada de alimentação.
As instalações hidráulicas em todos os banheiros são submetidas a testes de pressão de 5 kg/cm², testados na linha de produção antes da entrega, prevenindo possíveis falhas nas conexões.
Para o sistema de banheiro pronto, a utilização de monocomandos externos é constante, pois aceleram o processo de produção, e são metais de fácil manutenção.
Instalações de Esgoto
Para a instalação de descarga são utilizados tubos PVC admitidos nas normas brasileiras. Diâmetros 40 e 100 mm, conforme a destinação em projeto, até o ponto de saída para as conexões, sempre direcionada ao shaft. Existem 2 tipos de saídas de esgoto para vasos sanitários. O sistema de banheiro tem soluções para todos os tipos de vasos sanitários.
Instalações Elétricas
O sistema de instalações elétricas de um banheiro em comparação ao sistema convencional não há diferenças. Cabeamento conforme a normativa em vigor, conduzida em eletro duto corrugado flexível, aplicado internamente nas paredes e externamente sobre o teto e no shaft, com circuitos independentes, direcionados a uma caixa de passagem e PVC 12x12cm. A instalação segue as normas brasileiras, inclusive quanto ao aterramento.
Os banheiros prontos também podem embutir em sua estrutura as caixas elétricas da suíte e/ou corredor, bastando ser solicitado.
Para o sistema de exaustão, é executado conforme solicitação da obra. No caso de ar condicionado central, é deixada uma grelha no teto ou na parede.
Revestimento
Assim como no sistema convencional, o banheiro pronto poderá receber qualquer tipo de acabamento, o diferencial são as argamassas especiais que garantem a melhor fixação. A argamassa do piso é feita especialmente para atender o processo de industrialização, onde uma vez que o piso já esteja revestido, após 2 horas já se inicia a execução do revestimento das paredes, pois a argamassa do piso já secou. Nas paredes utiliza-se de argamassa de classificação AC III, pois o banheiro necessita de melhor fixação já que estará sujeito ao transporte em carretas.
O banheiro poderá receber cerâmicas em geral, porcelanato, mármores e granito, pastilhas, faixas decorativas, pinturas e texturas, papel de parede, enfim, liberdade total de decoração.
Em alguns casos que não há shaft visitável ou alçapão, o teto é executado em PVC removível, variando conforme solicitação da obra.
O grande diferencial é a execução de kits de revestimentos, onde é executado um gabarito externo em uma mesa de trabalho e um funcionário faz os recortes necessários para execução da paginação do banheiro. Com esse sistema, a perda de material fica em menos de 5% pois o material é aproveitado quase que em sua totalidade.
Após todo revestimento e instalações hidráulicas e elétricas executadas, inicia-se a aplicação do rejunte. Para o piso, é sempre aconselhável a utilização de rejunte epóxi e para as paredes um rejunte com tratamento especial. Para banheiro pronto tem-se o cuidado em adquirir um rejunte que não embolore ou manche com o tempo, pois os banheiros pré-fabricados possuem garantia de 5 anos. Aplicado o rejunte, é a hora de instalar os acessórios do banheiro, saboneteiras, papeleiras, cabides, entre outros acessórios que o cliente solicitar.
Com todos os acessórios instalados, a última fase de acabamento interno dos banheiros é a aplicação de silicone nas bancada e/ou peças em granito e também nos acabamentos em todo perímetro do piso e teto e contorno da bacia sanitária.
Todos os banheiros são entregues com uma porta metálica provisória, que possui dois cadeados. A função desta porta é impedir roubos durante a obra e proteger a porta definitiva, já que o banheiro é entregue antes de muitas etapas do processo de construção e, se já fosse entregue com porta definitiva, poderia sofrer danos.
Transporte
O banheiro pronto é transportado em carreta de 12m de largura. A quantidade de banheiros por carreta varia pela dimensão de cada um. Podemos considerar um banheiro padrão com medidas de 1,80 x 2,40. Na carreta teríamos então 6 banheiros. Outro fator que define a quantidade de banheiros por carreta é pelo seu peso, onde uma carreta suporta 27 toneladas. Utilizando o mesmo banheiro citado no exemplo acima, com o peso médio de 3,0 toneladas para cada modulo, poderíamos transportar um total de 9 banheiros por carreta.
Elevação com a grua do canteiro, utilizando plataforma externa de apoio para acesso aos pavimentos. Este sitema requer movimentação horizontal desde a plataforma até a sede definitiva.
Sistema de Posicionamento com Cremalheira
Sistema de elevação direta em elevador externo, que atinge o nível de cada pavimento, com posterior deslocamento horizontal até a sede definitiva.
Instala-se até 25 banheiros por dia, variando conforme a necessidade da obra conforme o processo de construção do edifício, sendo que no sistema convencional são necessários pelo menos 4 dias para execução de apenas um banheiro. Estima-se a redução do cronograma de entrega da obra em ate 5 meses, que correspondem há 5 meses a menos de juros de um possível empréstimo executado e/ou retorno do investimento aplicado com antecedência.
Para execução de orçamento, basta enviar os projetos do pavimento tipo, cortes e implantação.
Nos casos em que não foi previsto a utilização de banheiro pronto durante a etapa de planejamento da obra, existem recursos que possibilitam a utilização, bastando entrar em contato com o departamento técnico.